Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EXAR

Acessos: 5781

EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA 2021 (EXAR)

 

Estão convocados para o Exercício de Apresentação da Reserva de 2021 (EXAR/2021), os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1° de dezembro de 2016 a 30 de novembro de 2021 (inclusive), e que se enquadrem nos seguintes universos:

  1. oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;
  2. oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente;
  3. oficiais e praças temporários licenciados;
  4. aspirantes-a-oficial R/2 e oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em CPOR/NPOR;
  5. portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação, classificados em “Situação Especial”; e
  6. reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.

A participação no EXAR é obrigatória, de acordo com a alínea “c” do art. 65 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 - Lei do Serviço Militar, e, exclusivamente, para fins de apresentação e atualização do banco de dados do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização. A apresentação permitirá a atualização do Certificado de Reservista ou da Certidão de Situação Militar, que comprovam que o integrante da reserva está "em dia com suas obrigações militares".

Como, onde e quando se apresentar?

O reservista poderá optar por uma das seguintes modalidades de apresentação:

  1. pela Internet, por intermédio do EXARNET no endereço eletrônico <exarnet.eb.mil.br>, no período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022; e
  2. presencial, no período de 9 a 16 de dezembro de 2021, durante as comemorações da semana do reservista, nos Centros de Apresentação montados nos seguintes locais:
  • na Organização Militar (OM) onde foi licenciado ou, em caso de impedimento, a apresentação poderá ser realizada em qualquer Organização Militar; e
  • na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

Fora dos prazos acima, as apresentações ainda poderão ser realizadas em qualquer uma das modalidades e locais, porém, após 31 de janeiro de 2022, incorrerão em multa, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e seu Regulamento e no Regulamento para o Corpo de Oficiais da Reserva do Exército.

A quinta (5ª) e última apresentação deverá, obrigatoriamente, ocorrer de forma presencial, quando serão validadas as apresentações dos anos anteriores e cobradas as multas que porventura existirem.

Os oficiais e praças da reserva remunerada que tenham se apresentado nas Seções de Inativos e Pensionista e nos Órgãos Pagadores de Inativos e Pensionistas, no corrente ano, terão suas apresentações validadas para o EXAR/2021.

Os Centros de Apresentação montados durante as comemorações da semana do reservista funcionarão de 9 a 16 de dezembro de 2021 nos seguintes horários: 2ª a 5ª feira - de 8 às 17h / 6ª feira - de 8 às 12h / sábado e domingo - não haverá apresentação presencial.

 

EDITAL ICONE  Edital de Convocação - 5ª Região Militar (Paraná e Santa Catarina)

 

  1390385  EXARNET.EB.MIL.BR 

 

 

Fim do conteúdo da página